Negociação de dívidas do condômino
A inadimplência em condomínios é muito recorrente e precisa ser bem contornada para evitar maiores problemas. Em muitos casos, o morador quer regularizar as dívidas que tem, mas não sabe por onde começar.
O condômino inadimplente pode sofrer várias punições, como por exemplo, acréscimo de juros e correção monetária sobre a dívida, ser impedido de participar das assembleias gerais e em casos extremos, ter o apartamento leiloado para quitar os encargos.
Geralmente, o valor arrecadado com taxas de condomínio é destinado para as despesas fixas que o prédio tem, como salário de funcionários e manuntenções permanentes, por isso a contribuição é tão importante. E a obrigatoriedade do pagamento deve estar nas regras e leis do condomínio.
A melhor maneira de prevenir complicações, é procurar o síndico ou a administradora do condomínio. Esclarecer o caso e pedir uma negociação amigável será muito bom para o inadimplente. Assim, o morador pode poupar o inicio dos procedimentos de cobrança judicial.
Os processos judiciais são longos e desgastantes. Estabelecer um acordo será bom também para o condomínio, que poderá receber mais depressa. O problema não é dever, mas sim, tentar fugir da responsabilidade. Com pouco esforço e conversas é possível, e bem menos prejudicial, resolver as coisas para ambas as partes.
Vale consultar uma assessoria jurídica especializada para solucionar as demais dúvidas.
Deixar um comentário
Quer se juntar na discussão?Sinta se livre em contribuir!