Cuidados com a dengue no condomínio
Com a chegada do verão, e o aumento de casos de dengue em todo o verão, os condomínios precisam ficar em alerta para combater esta doença que aflige os brasileiros, e que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Saiba que cada morador precisa tomar os devidos cuidados em sua própria casa, como por exemplo, não deixar água parada. No entanto, as áreas comuns geralmente ficam vulneráveis. As piscinas precisam ser tratadas com cloro, e as calhas necessitam constantemente de limpeza e precisa ficar sempre seca, pois o mosquito usa a água parada e limpa para armazenar as suas larvas, o que aumenta os casos da dengue.
Portanto, é importante ter ações preventivas para afastar o risco da dengue em condomínios, sendo que até mesmo o fosso do elevador precisa ser observado pela administração do prédio. Nas áreas comuns é necessário ter cuidados com os ralos externos, além das canaletas de drenagens para a água que vem da chuva. O síndico profissional ou zelador podem usar uma tela de náilon para proteger ou colocar sal toda semana, para afastar o mosquito.
Já os ralos internos de esgoto precisam ter uma tampa do tipo abre e fecha ou ainda uma tela de náilon. Nos fossos de elevador verifique toda semana se há um acúmulo de água, e providencie sempre o escoamento por bombeamento.
Mantenha sempre o vaso sanitário com a tampa fechada, e os pratos de vasos de plantas recomenda-se trocar a água por areia grossa até a borda. As caixas de água do condomínio precisam estar sempre vedadas e ter sua limpeza realizada periodicamente. Já as piscinas sem uso com muita frequência, deve ter o volume de água reduzido o máximo possível. Aplique toda semana cloro na dosagem correta ao volume de água.
É importante tomar todos estes cuidados no condomínio, tanto nas residências dos moradores do prédio, quanto nas áreas externas e comuns dos condôminos. Dessa forma você afasta a possibilidade de dengue no local.
Deixar um comentário
Quer se juntar na discussão?Sinta se livre em contribuir!