Confira a estrutura e o funcionamento de um condomínio
A melhor forma de garantir uma convivência harmoniosa em um condomínio é conhecendo sua estrutura. Saiba que em um condomínio, o proprietário de uma unidade, como um apartamento ou um conjunto comercial, tem o direito de utilizar, de forma exclusiva, certa área, e em comum com os outros condôminos.
O que quer dizer que o condômino pode utilizar de maneira exclusiva o seu ambiente privativo, mas em relação a outras áreas de lazer, além de espaços como os elevadores, escadarias, estacionamento, entre vários outros, a utilização dos espaços se dá em comum com todos os outros moradores do local e precisa ser sempre muito bem organizada e harmoniosa, para o bem estar geral dos moradores do edifício.
Vale ressaltar que a forma de uso dos ambientes de utilização exclusiva, as unidades autônomas, é necessário respeitar os parâmetros impostos pelo direito da vizinhança, além das regras em comum e de bom senso, para sempre garantir uma harmonia entre todos os moradores.
É importante citar que a administração de condomínio compreende três órgãos, como síndico, assembleia geral, além do conselho. A assembleia dos moradores é uma instituição soberana que define todos os rumos do prédio. Lembrando que a assembleia precisa ser conduzida por um presidente, para organizar melhor todos os assuntos que compreendem o condomínio.
O conselho, por meio do código civil, deixou de ser uma instituição auxiliar na gestão do edifício para se restringir a funções fiscais, além de análise de contas. O condomínio, independente de sua estrutura principal, precisa ter uma boa organização, para o bem estar de todos os condôminos, e para uma harmonia geral em todo o condomínio. O funcionamento de um condomínio precisa ser sempre muito bem organizado e planejado, já que um edifício compreende diversas questões, e qualquer problema pode se agravar pelos mais diversos motivos.
Deixar um comentário
Quer se juntar na discussão?Sinta se livre em contribuir!