Como deve ser planejada a manutenção predial de edifícios residenciais
Em qualquer condomínio é fundamental que seja feita uma manutenção de caráter preventivo. No entanto, são poucos os síndicos que trabalham para deixar o prédio em perfeito estado. Vale citar aqui que o síndico é o responsável por toda a manutenção da edificação, e assim pode responder de forma criminal e civil em casos de acidentes.
É necessário fazer um planejamento de manutenção, para assim garantir que tudo esteja dentro das normalidades. Afinal, é melhor prevenir do que ter dores de cabeça por causa de algum problema ou falha no prédio.
Saiba que itens como elevadores exige a atuação de uma empresa responsável, que deve emitir todos os anos o RIA, o Relatório de Inspeção Anual dos elevadores. Já o sistema elétrico deve ter sua manutenção realizada a cada seis meses. O responsável deve conferir se o sistema de aterramento teve algum tipo de corrosão e se a chegada do fio terra está em condições apropriadas para seu uso.
O topo do prédio compreende os para-raios, e é preciso conferir se estão conforme a NBR 5419/2001, além de telhas, lajes, guarda-corpo, escadas, entre outros. Lembrando ao responsável do condomínio que problemas pequenos, como calhas obstruídas por causa de folhas, podem ocasionar consequência graves, e por isso é preciso de solução mesmo assim.
Já o item fachada deve ser lavado a cada cinco anos, e para serviços como pintura, é preciso conferir a idoneidade da empresa. Um item muito importante a ser mencionado é que qualquer alteração brusca no valor da conta de gás é indício de vazamento. Todo ano um técnico hábil precisa conferir o sistema. O síndico precisa conscientizar os inquilinos a conferir suas contas e o surgimento de qualquer cheiro fora do comum.
É importante fazer o planejamento da administração de condomínio, pois isso afeta diversas questões e evita problemas desnecessários no cotidiano do prédio.
Deixar um comentário
Quer se juntar na discussão?Sinta se livre em contribuir!